CC Perspectivas Matematicas e Computacionais em Artes


                                         fonte

O termo Arte vem do latim Ars, que significa Habilidade. Ela é uma das melhores maneiras do ser humano expressar seus sentimentos e emoções. Geralmente a arte é um reflexo da época e cultura vivida. Ela pode ser também um reflexo do ser humano e muitas vexes representa a sua condição social e essência de ser pensante. Mas, de acordo com um vídeo assistido em aula (obs: confesso que não me lembro do nome), arte não é cultura, pois, cultura remete à lazer, bem-estar, já a arte são criações para causar espanto, incomodar.



A representação do homem e da natureza:


1. O pentagrama: na ciência propriamente dita a estrela pentagrama é um interessante diagrama que descreve várias leis matemáticas. Se encontra coo representante nos logaritmos, na sucessão de Fibonacci, a espiral logaritmo e por isso também nos fractais.

Leonardo Fibonacci foi um matemático italiano nomeado como o primeiro grande matemático europeu da Idade Média.





2. A proporção áurea ou n° phi: consiste numa constante real algebrica irracional, ou seja, é uma representação da divisão de uma reta.
O valor/n° de ouro é aproximadamente: 1,61803398875.



3. A sequencia de Fibonacci: é uma sucessão de números que obedecem um padrão em que cada elemento  subsequente é a soma dos dois anteriores: 1, 1 , 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55...







4. O Homem Vitruviano: é um desenho icônico feito por Leonardo da Vinci (1452-1519), e representa o ideal clássico do equilibrio, da beleza, da harmonia e das perfeição das proporções do corpo humano.



5. O Modulor: foi um sistema de proporções elaborado e largamente utilizado pelo arquiteto franco-suiço Le Corbusier. O sistema do desejo de seu autor de não converter ao sistema métrico decimal as unidades como pés e polegadas.





Comentários

Postagens mais visitadas